Sobre as restauradoras

Tão sensível e delicado, o trabalho do restaurador assemelha-se ao do próprio artísta, porém com mais dificuldades, pois o restaurador não pode interferir na arte em si, e sim deixá-la perfeitamente no estado original. Para isso o restaurador tem de ser um artista completo, pois seu trabalho consiste em esculpir, modelar, pintar e pesquisar a origem e técnica de cada peça na hora da restauração.

Com essa consciência, Rosmeire Bastos Fusco e Marcia de Oliveira fundaram o Atelier Caliza Restaura. 

 Rosmeire é formada em Artes Plásticas pela Faculdade Mackenzie e possui em seu currículo, vários cursos em Firenze, na Itália. Marcia é formada na FAAP em Artes Plásticas e possui vários cursos livres no Liceu de Artes e Ofício. Ambas tornaram-se extremamente exigentes em seus trabalhos e acabaram criando técnicas e instrumentos dos mais inusitados para que suas habilidades sejam cada vez mais perfeitas. Todo arsenal necessário para restaurar como, pincéis, aerógrafos e tintas importadas, fazem parte do dia-dia dessas restauradoras.

 Muitos são os colecionadores e donos de galeria que procuram o Atelier Caliza Restaura, pois as técnicas utilizadas são perfeitas e com altíssimo nível de exigência. Por esse motivo, estão sempre passando pelo Atelier Caliza Restaura, obras raríssimas e valiosas como um “Kipo”, (escrita Ínca datada de 500 anos feita num tipo de tapeçaria, onde a vida das pessoas ou cartas eram escritas nos fios de cordas feito de casca de árvores através de nós, tingido por pigmentos naturais como vermelho, do sangue de animais, verde das plantas). Outra raridade foi uma cantoeira de porcelana do artista chamado “Gallé”, muito antiga.

 O Atelier Caliza Restaura também ministra cursos de restauração para aperfeiçoamento de técnicas de restauro.